Alagoas decreta situação de emergência em 6 cidades após chuvas intensas
Governo de Alagoas declara emergência por 180 dias em seis municípios atingidos por fortes chuvas; mais de 3 mil pessoas estão fora de casa.
O governo de Alagoas decretou situação de emergência em seis municípios do estado após as fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias. A medida tem validade de 180 dias e foi anunciada nesta quinta-feira (22), após o número de desabrigados e desalojados saltar de 722 para 3.170 pessoas em apenas 24 horas.
As cidades incluídas no decreto são:
- Passo de Camaragibe
- São Luís do Quitunde
- São Miguel dos Milagres
- Rio Largo
- Coqueiro Seco
- Marechal Deodoro
Segundo a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born, a ajuda será enviada conforme a gravidade dos impactos em cada local. “Vamos começar por São Luís do Quitunde, que foi o mais atingido. Teve até pista interditada”, afirmou.
As chuvas causaram alagamentos e danos estruturais tanto no interior quanto na capital, Maceió. Apesar da gravidade dos estragos, não há registro de mortes, conforme informou a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec).
veja tambem:STF mantém prisão do general Braga Netto por tentativa de golpe de Estado
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) prevê redução no volume de chuvas nos próximos dias, o que pode ajudar na estabilização da situação nas áreas afetadas. As equipes de defesa civil seguem monitorando os riscos e prestando assistência às famílias atingidas.