Anatel apreende eletrônicos piratas em operação nacional
Anatel realiza operação para apreender eletrônicos piratas como drones e celulares em centros de distribuição de grandes marketplaces em seis estados brasileiros.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou nesta segunda-feira (26) uma operação para apreensão de eletrônicos não homologados, como drones, celulares e rádios, em centros de distribuição de grandes marketplaces. A ação ocorreu em seis estados: Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia e Rio de Janeiro.
No total, 33 fiscais participaram da operação, que faz parte do Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP). O objetivo é intensificar a fiscalização da venda de produtos de telecomunicações irregulares em plataformas digitais.
No Rio de Janeiro, a fiscalização ocorreu no centro de distribuição localizado em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Em São Paulo, os alvos foram centros na capital e em Cajamar. Minas Gerais teve ações em Betim e Contagem. Também foram visitados centros de distribuição em Governador Celso Ramos (SC), Hidrolândia (GO) e Lauro de Freitas (BA).
De acordo com Alexandre Freire, conselheiro da Anatel e responsável pelas ações do PACP, apesar das tentativas de diálogo, foi necessário intensificar a atuação diante da persistência da comercialização de produtos irregulares.
Freire ressaltou que empresas responsáveis por essas plataformas devem adotar medidas eficazes para evitar a venda de produtos que não seguem as normas técnicas estabelecidas. Equipamentos não homologados oferecem riscos ao consumidor e à segurança das redes de telecomunicações.
veja tambem: Brasil tem 2,4 milhões de pessoas com diagnóstico de autismo, revela Censo; homens são maioria
O balanço preliminar da operação será divulgado ainda hoje, às 15h, pela Anatel.